13 de ago. de 2011

A música da vez: Cidadão, Ze Ramalho.

Oii pessoal, encontrei a análise dessa música entre as minhas navegadas pela net e achei interessante postar aqui, é a atual música que abre com nosso blog.

Confiram:

A música “Cidadão” foi composta na década de 70 pelo poeta baiano Lúcio Barbosa, em homenagem ao seu tio Ulisses.
Ela narra a saga de um eu-lírico que trabalha como pedreiro, mas em razão da sua condição humilde, não pode frequentar nenhuma das obras por ele construídas. A inspiração veio do fato do tio também ser pedreiro, ter construído inúmeras obras na cidade grande, mas não possuir casa própria.
É uma música forte que aborda o preconceito e a discriminação que os nordestinos sofrem nas grandes cidades e faz referência a alguns problemas sociais, tais como moradia, educação e trabalho.
O título “Cidadão” é proposital para demonstrar distanciamento entre os indivíduos privilegiados, em pleno gozo dos direitos civis e políticos, ou no desempenho de seus deveres para com o Estado, e demonstra que a sociedade burguesa pode ser muito cruel, quando não considera as pessoas pobres como “cidadãs”.
Nas duas primeiras estrofes o Eu-lírico cita sempre a presença de um “cidadão” que o proíbe de entrar nos lugares, mas, na verdade, ele próprio não é capaz de enxergar-se como cidadão. Ou seja, em sua cabeça, o “cidadão” que o proíbe está em pleno gozo de seus direitos civis, e a ele, como cidadão excluído, cabe desempenhar os deveres para com o estado.
Sentindo-se excluído, cita outra faceta comum de infortúnio que cerca os desprivilegiados: a falta de lazer e o alcoolismo (“meu domingo está perdido / Dá vontade de beber”).
Ele também faz questão de incluir as pessoas de seu universo social também como seres excluídos (“minha filha inocente, vem pra mim toda contente…”) e mostra o preconceito entre os “Brasis” rico (sul) e pobre (norte) usando os advérbios “lá” e “cá” (Lá a seca castigava… / Aqui não pode estudar…).
Na última estrofe o poeta, como bom nordestino, demonstra toda a fé que deposita no filho de Deus, pois o considera também excluído pela sociedade. Nesta estrofe ele faz questão de não usar o termo “cidadão” para enfatizar que, como ele, Cristo também serviu (“fui em quem criou a terra, enchi os rios, fiz a serra…”) e a maioria dos “cidadãos” também virou-lhe as costas (“e na maioria das casas eu também não posso entrar.

(Sérgio Soeiro)


Fonte: http://analisedeletras.com.br/ze-ramalho/cidadao/

28 comentários:

Unknown disse...

#Perfeita _Análise...

Anônimo disse...

Muito Top,ajudou muito. Parabéns e brigadão pela ajuda! ;)

Anônimo disse...

Obrigada, muito legal o site!
Mim ajudou muito no meu trabalho da escola"
Ameeii a ideia da estrelinha, parabéns!!!

Anônimo disse...

achei muito legal o comentário sobre a música, parabéns

Unknown disse...

Nossa! Adorei a análise! Séria e bastante pertinente!

Unknown disse...

Pode ser explorada em sala de aula enfatizando o dia 1 de maio como interpretaçao de texto peça teatral com a musica ....minha imaginaçao vai longe ...otima analise amei ...
As profs piram!

Unknown disse...

Pode ser explorada em sala de aula enfatizando o dia 1 de maio como interpretaçao de texto peça teatral com a musica ....minha imaginaçao vai longe ...otima analise amei ...
As profs piram!

Anônimo disse...

Muito obrigada pela ajuda, amei a análise.

Anônimo disse...

Muito bom

Nadir scs disse...

Muito sua análise, parabéns!!

Nadir scs disse...

Muito sua análise, parabéns!!

EETN disse...

`Propicio comentário que nos dias de hoje enfatiza o que estamos vivendo no Brasil, onde o assalariado deixa metade do seu salário com pagamento de altos impostos que não são revertidos em prol de benefícios que o favoreça,tendo que pagar novamente por educação, segurança etc..., que seria dever dos governos e políticos em geral.
Na verdade o que vemos e um bando de lobos como se estivessem em cima da carniça brigando entre si por uma parte maior da grana.
Enquanto isso país de família sofrem ao ver seus filhos passando fome, alto índices de desempregos e inúmeras pessoas excluídas da sociedade, sem direito a uma vida digna, não por que o país não tenha riqueza o suficiente para sua população, mas sim por que uma minoria gananciosa detém o poder e utiliza se dele para oprimir, excluir com este sistema capitalista, dando seguimento a uma escravidão moderna.

Unknown disse...

Adorei sua analise. Canto sempre esta musica e qdo fala da filha por muito tempo engasgei enquanto cantava. Obrigado.

Unknown disse...

Obrigada! Me ajudou muito.

Unknown disse...

obrigado me ajudouuu hahaha

Unknown disse...

Faça uma síntese do texto.

Anônimo disse...

Vou comentar só para deixar claro que sua análise me ajudou muito a ampliar os meus conceitos pessoais sobre esta musica para a realização de um trabalho, obrigada!

Unknown disse...

obriga(o) mim ajudou muito,Deus abençoe sempre. bjs..

Unknown disse...

Obrigada me ajudou bastante

Unknown disse...

Parabéns vc resumiu tudo certo, que eu tenho ficar impressionado com que você fez parabéns de novo.

Unknown disse...

Parabéns pela pesquisa e toda interpretação foi de suma importância para alunos do terceiro ano ,realmente as pessoas precisam valorizar aqueles que querem ajudar a concluir o conhecimento, e ñ menosprezar como vi em outros blogs!!

Unknown disse...

Obrigada! É uma interpretação totalmente rica em conhecimento e mim ajudou com a turma do ensino fundamental! Acrescento aqui como é importante ter respeito para com todos quando também queremos receber! !

Unknown disse...

Obrigada! É uma interpretação totalmente rica em conhecimento e mim ajudou com a turma do ensino fundamental! Acrescento aqui como é importante ter respeito para com todos quando também queremos receber! !

Unknown disse...

Parabéns pela pesquisa e toda interpretação foi de suma importância para alunos do terceiro ano ,realmente as pessoas precisam valorizar aqueles que querem ajudar a concluir o conhecimento, e ñ menosprezar como vi em outros blogs!!

MARCOS LAUTON disse...

A análise foi Boa. Mas a dúvida principal ninguém abordou em nenhuma matéria. LUCIO e o poeta escritor, ele escreveu a história, mas quem colocou a música. Ele mesmo?. Eu tenho essa duvida

Unknown disse...

Muito legal mesmo

Unknown disse...

Comigo não ajudou porque eu queria saber quantas estrofes tem essa musica

Anônimo disse...

Quanto estrofes tem a canção

Postar um comentário

Confira Também

Postagens populares

GIRLSPT.COM - Cursores Animados

Template by:

Free Blog Templates