20 de jun. de 2011

O SUPERORGÂNICO

Nesta resenha, você encontrará as principais idéias do texto de Kroeber, o "superorgânico".

 http://www.nndb.com/people/040/000087776/kroeber-sm.jpg
_______________________________________________________________________________


Alfred Louis Kroeber (1876 - 1960) em seu artigo intitulado, “O Superorgânico” (1917), trás a discussão que visa elucidar a diferença que separa o orgânico e o cultural. Neste artigo Kroeber apresenta a natureza da cultura, que segundo ele é a atividade humana que transcende o plano do orgânico. Assim a cultura é o que o homem acrescenta à Natureza, em virtude da sua própria atividade criadora, ou seja, é um processo acumulativo, resultante de toda a experiência histórica das gerações anteriores, enquanto o orgânico seria o que está aí, sem qualquer intervenção prévia do homem. Assim, o orgânico estaria essencialmente ligado aos processos hereditários. Para ratificar isto, nosso autor parte da análise de diversas sociedades, e ao estudá-las ele mostrar o que elas têm em comum, apontando o desenvolvimento histórico e cultural delas e o impacto da cultura sobre a natureza.
Kroeber considera que o homem é um ser superorgânico. Ele é possuidor de cultura, e uma cultura tem uma "vida própria", que é simbólica em vez de genética. É deste modo uma "coisa viva". Que opera entre os seres humanos, então a um nível mais elevado de complexidade que o orgânico. É, portanto “superorgânico”,  justamente por que não necessitar criar possibilidades para modificar seu aparato biológico, pois o mesmo transforma a natureza a sua volta, habitando-a as suas necessidades e não ao contrário. Em outras palavras, o homem, diferentemente dos animais, rompe as barreiras das diferenças ambientais e transforma toda a Terra em seu hábitat. E, através das culturas que se desenvolveram, o homem passou a depender muito mais do aprendizado do que da hereditariedade, deste modo, suas ações e atitudes não estão geneticamente determinadas. Pois a cultura, que é um processo acumulativo, mais do que a herança genética, determina o comportamento do homem e justifica suas realizações. Em outras palavras, algumas coisas de nossas vidas e constituição provêm da natureza pela hereditariedade, e outras coisas nos chegam através de agentes com os quais a hereditariedade nada tem a ver. Assim, os filhos biológicos de uma família negra também nascerão negros, pela atuação de forças hereditárias.
Em linhas gerais, Kroeber busca neste artigo expressar todo o amplo sentido de cultura e sua evolução histórica, empregando múltiplos exemplos e diversos autores para ilustrar seu texto com o propósito de mostrar a diferença entre costumes humanos (cultura) e natureza, além de reforçar a diversidade de fatores que aludem este debate. Assim sendo, o homem é um animal social, um organismo social. Ele tem constituição orgânica, mas tem também civilização.

16 comentários:

D.D. disse...

Olá...

Anônimo disse...

Bom texto, parabéns

Anônimo disse...

Ótimo texto. Parabéns.

Denilson lima disse...

quem é o heródoto que ele se refere?

Luana Nascimento Vieira disse...

muito bom, bem resumido e explicativo

Anônimo disse...

Interessante esse texto, mas não diria que seja uma resenha, mas sim um resumo.

Lorena Souza disse...

Amei, excelente texto.

Anônimo disse...

MUITO BOM!

Professores 5° ano manhã - E . M. Nelson Fernandes Nunes. (2020) disse...

Muito bom e objetivo. Parabéns!

Anônimo disse...

topppppppppp

Resposta de DE Oração disse...

QUEM ACHOU ESSE TEXTO EM 2019?

Amanda Iamara de Sousa da Silva disse...

Parabéns! Ajudou a montar o meu seminário a respeito do tema Cultura.

Joselane Cavalcante disse...

Gostei muito da explicação. Hoje pude conhecer um pouco mais sobre o que é "superorganico".

Unknown disse...

bom dia, você tem o artigo de Kroeber completo? gostaria de ler o superorganico no formato em pdf

Anônimo disse...

Eu achei está resenha muito bem escrita, até me convenceu a ler o " Superorgânico".

Alcides Barbosa de Amorim disse...

Bem resenhado. Obrigado!

Postar um comentário

Confira Também

Postagens populares

GIRLSPT.COM - Cursores Animados

Template by:

Free Blog Templates